Ataques de asma
Descoberta pode revolucionar o tratamento da condição respiratória através da utilização de antibióticos
Cientistas do Centro Dinamarquês de Asma Pediátrica (DPAC) na Universidade de Copenhagen e no Hospital Gentofte, na Dinamarca, descobriram que infecções bacterianas tratáveis podem causar ataques de asma. De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode revolucionar o tratamento da condição respiratória através da utilização de antibióticos. Até agora, os tratamentos existentes se baseavam apenas nos ataques desencadeados por infecções virais.
"Nós encontramos uma relação significativa entre as infecções bacterianas e ataques agudos de asma - além da esperada relação entre as infecções virais e os ataques", disse Hans Bisgaard, professor de pediatria no DPAC.
O estudo analisou 361 crianças entre as idades de quatro semanas e três anos para determinar a presença de infecções virais e bacterianas durante ataques de asma grave. Os resultados permitiram concluir que o número de ataques foi tão alto em crianças com infecções respiratórias bacterianas, como naqueles com infecções virais.
"Isso indica que a bactéria pode exacerbar os sintomas da asma, mesmo que eles não estejam infectados com um vírus", disse Bisgaard. "Os resultados abrem um novo método para tratar ataques de asma grave. Não podemos tratar infecções virais, mas os cientistas vão agora analisar se o tratamento com antibióticos pode ajudar as crianças quando têm um ataque de asma se elas também estão sofrendo de uma infecção bacteriana. Ser capaz de usar antibióticos para tratar ataques de asma em crianças seria revolucionário."
Os efeitos dos antibióticos no tratamento da asma será agora examinado em um estudo clínico de grande escala pelos pesquisadores do DPAC.
Fonte: Isaude.n

Nenhum comentário:
Postar um comentário